A visita foi para conhecer sobre os trabalhos que estão sendo realizados em Ji-Paraná
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), recebeu no Viveiro Municipal (VM), bairro União II (2º distrito), uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pimenta Bueno para conhecer os processos de cultivo e plantio no local.
“É uma grande satisfação fazer esse atendimento e dar suporte para os municípios que têm interesse em fazer o próprio viveiro. Ter parceiros em outras cidades que possuem o mesmo interesse é importante, e quem ganha é o meio ambiente.”, afirmou Jeane Muniz, secretária da Semeia.
O espaço total do VM é de 21 mil metros quadrados, em que há mais de 50 espécies de plantas frutíferas e artesanais. Referência para outros municípios rondonienses, a equipe do viveiro tem trabalhado essa receptividade para compartilhar experiências diárias.
Em 2022, foram cultivadas mais de 42 mil mudas, sendo 4.135 doadas e 6.577 plantadas e distribuídas em ações. Cerca de 80% da produção têm sucesso garantido, devido ao ambiente preparado.
Atualmente, o espaço possui duas estufas grandes, recém-construídas, com 1700 metros quadrados, além de um canteiro onde também é feito o plantio de sementes específicas para o cultivo e depois transferidas para esses espaços, onde receberão o cuidado necessário.
“Viemos em quatro técnicos [para Ji-Paraná] fazer essa visita que foi muito bem recomendada no estado. Uma experiência importante para nós que estamos implantando um novo viveiro em Pimenta Bueno. Conhecemos as boas práticas e, com certeza, vamos usar como modelo em nosso município”, ressaltou Raquel Dalarme Viale, diretora da Central de Meio Ambiente.
—
Hiandra Trindade
FOTOS: Acervo SEMEIA