carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

22 de julho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMASF

Vigilância Socioassistencial apresenta ações de implementação do setor

Equipe recebeu técnicos de outros municípios para uma oficina

A equipe técnica do setor de Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) apresentou ações para técnicos de outros municípios, na terça-feira (19). O encontro ocorreu no auditório da Semasf e contou com mais de 20 agentes de São Felipe do Oeste, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Urupá e Alta Floresta do Oeste.

A Vigilância Socioassistencial é vinculada à gerência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem o objetivo de produzir e organizar informações do município, que envolvam situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos.

Segundo a gerente do setor, Débora Cristiane Pellenz, cabe à Vigilância Socioassistencial prestar todo o apoio para que a gestão de política pública da Assistência Social, nos municípios, seja eficaz e garanta, assim, o que a sociedade necessita.

As ações da Vigilância Socioassistencial são pautadas na Norma Operacional Básica (NOB) do SUAS. Nela, o apoio efetivo às atividades é realizado pelo planejamento, gestão, monitoramento, avaliação e execução dos serviços pela secretaria.

Débora Pellenz afirmou ainda que o setor atua na criação dos fluxogramas de atendimentos das atividades, com o propósito de facilitar a compreensão dos servidores e beneficiários dos serviços. Assim, as avaliações da vigilância servem para o mapeamento territorial das famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Setor de Vigilância Socioassistencial de Ji Paraná está sendo referência para os demais municípios, que buscam implementar ações por meio de políticas públicas. Em Ji-Paraná, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) atuam diretamente em diversos programas como Mamãe Cheguei, Criança Feliz, Famílias Fortes, dentre outros que buscam fortalecer essas famílias.