carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

13 de setembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Vacinação e testes rápidos serão realizados pela Semusa no Cedel

Ação será nesta quinta-feira, 15 de setembro, das 17h às 20h30

 

Frequentadores do Centro Desportivo e de Lazer Walmar Meira (Cedel – BNH), moradores da região e transeuntes poderão se vacinar contra a gripe (influenza) e Covid-19; além de fazer testagem rápida para detecção de sífilis, HIV, hepatites B e C e Covid. O atendimento é da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e será realizado nesta quinta-feira (15), das 17h às 20h30.

Serão ofertados testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs),  e também as vacinas contra influenza e as doses 1 e 2, para todas as faixas etárias, incluindo crianças, e os dois reforços contra a Covid-19. Para crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), será oferecido o imunizante contra a poliomielite.

A ação é apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes (Semes), responsável pela administração do Cedel. Ela é realizada por meio da parceria entre as divisões de Vigilância Epidemiológica e de Imunização, que integram a Gerência de Vigilância em Saúde (GVS).

“Realizamos essas ações em diversos pontos da cidade, com o objetivo de levar saúde até a população, facilitando o diagnóstico dessas doenças e a imunização contra a Covid e gripe, promovendo o acesso da população aos atendimentos prestados pela Semusa”, explicou Veridiany Nascimento Araújo, diretora da GVS.

Ações pontuais, com as realizadas no Feirão do Produtor Robson Guimarães, supermercados, Cedel ou em outros pontos específicos, para levar a vacinação contra a gripe e Covid até a população. Além dessas iniciativas em locais movimentados, as vacinas estão disponíveis nas 10 unidades básicas de saúde (UBSs), de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, e nas sextas-feiras, das 8h às 13h.

Os testes rápidos para detecção das ISTs podem ser realizados na Divisão de Vigilância Epidemiológica, Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE-IST) e nas unidades básicas de saúde (UBSs) do município. O tratamento é oferecido gratuitamente no SAE-IST.