carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

7 de outubro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMUSA

UVZ reforça importância da vacinação antirrábica em cães e gatos

Primeira etapa da campanha começa neste sábado, em 18 pontos

 

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica começa, neste sábado (8), das 8h às 17h, em 18 pontos do 1º distrito de Ji-Paraná, montados em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e comunidades religiosas. A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reforça a importância da vacinação como única forma de proteger os animais e também os humanos.

No 2º distrito, a campanha acontece no dia 22 de outubro. Segundo o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença considerada de alto risco, pois pode ser transmitida aos seres humanos e não tem cura. A vacinação é a única maneira de garantir a prevenção em animais e humanos.

“A raiva é uma zoonose, causada por um vírus, que infecta animais domésticos e selvagens, e se transmite às pessoas pelo contato com a saliva infectada, por mordidas ou arranhões. Os cães são os principais transmissores da raiva às pessoas no mundo. Em humanos, a doença chega a ser fatal em quase 100% dos casos”, alertou Thalia Domingos de Pinho, médica veterinária da UVZ.

Em 2021, a Prefeitura de Ji-Paraná imunizou mais de 16 mil cães e gatos vacinados em apenas dois sábados, e também outros 6 mil animais na zona rural. O município está há duas décadas sem notificações da raiva em humanos.

“Como a demanda de vacinação é grande, convocamos a participação de voluntários e tivemos uma grande adesão. Quero agradecer a todos aqueles que se inscreveram, em especial, às universidades que incentivaram seus alunos a participar da campanha”, reconheceu Vanda Aparecida Basso, diretora da UVZ da Semusa.

A vacinação antirrábica é destinada para cães e gatos com idade a partir dos quatro meses para a primeira dose. Posteriormente, os animais devem receber (anualmente) o reforço do imunizante. Ela não é indicada para fêmeas gestantes ou amamentando e animais debilitados ou doentes. Os cachorros devem ser levados com coleiras e/ou guias e os gatos em caixas de transporte, sacos ou fronhas.

Pontos de vacinação no 1º distrito:

1 – Colégio Tiradentes VI (antigo Lauro Benno, bairro Santiago)

2 – UBS Km 5 (bairro Santiago)

3 – Escola Jovem Vilela (bairro Jardim Presidencial)

4 – CMEIEF Profª. Maria Antônia (bairro Jardim Presidencial)

5 – Igreja Assembleia de Deus (bairro Copas Verdes)

6 – Com. N. Sra. do Perpétuo Socorro (bairro o São Bernardo)

7 – Com. Santa Perpétua e Felicidade (Jardim Aurélio Bernardi)

8 – Padaria Pão e Vinho (bairro Colina Park I)

9 – EMEIEF Dinalmir F. Barros Lisboa (bairro Jardim dos Migrantes)

10 – CMEI Zilda Arns (bairro Parque São Pedro)

11 – Unidade de Liberdade Assistida (ao lado da UBS Dom Bosco)

12 – Escola José Francisco (bairro Dom Bosco)

13 – Escola Carmem Rocha (bairro Casa Preta)

14 – Praça Bruno Calixto (praça do bairro Jardim dos Migrantes)

15 – Associação dos Pescadores (bairro Urupá)

16 – IEE Marechal Rondon (bairro Casa Preta)

17 – Escola Rio Urupá (bairro Urupá)

18 – Igreja Missionária Unida (bairro Novo Ji-Paraná)