carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

3 de novembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

UPA realizou mais de 80 mil atendimentos desde a inauguração

Unidade 24 horas presta socorro a casos de urgência e emergência

 Desde que foi inaugurada, em 21 de dezembro de 2021, a Unidade de Pronto Atendimento Anna Beatriz Oliveira da Silva (UPA do 2º Distrito) realizou mais de 80 mil atendimentos à população. Com a UPA, a Prefeitura de Ji-Paraná presta socorro 24 horas aos casos de urgência e emergência.

No total, nos primeiros dez meses de funcionamento, a unidade prestou 83.338 atendimentos, com a média mensal superior a 8 mil procedimentos. Na UPA, são realizadas consultas, exames de eletrocardiograma, atendimentos de traumas e acidentes de trânsito, raios-X, crises hipertensas ou diabéticas e exames laboratoriais.

Com a unidade, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) conseguiu desafogar o fluxo de atendimentos no Pronto Socorro (PS) do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz. Em janeiro de 2022, a Prefeitura de Ji-Paraná iniciou as obras para construção da Central de Regulação de Urgência (CRU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), anexo à UPA do 2º Distrito.

“Desde que inauguramos a UPA, em dezembro do ano passado, a população vem buscando atendimento na unidade.  A UPA se tornou referência em urgência e emergência em Ji-Paraná e, em alguns dias, chegamos a atender mais de 500 pessoas”, detalhou Elen Sampaio, diretora da UPA do 2º Distrito.

Na UPA, os atendimentos começam pela triagem dos pacientes, feita por enfermeiros da classificação de risco. Eles avaliam os sinais vitais, como temperatura, oxigenação e pressão arterial. A avaliação é feita para que os pacientes mais graves sejam atendidos primeiro.

Após essa análise, os pacientes são encaminhados à Sala Vermelha da UPA, para os casos considerados mais graves, ou aguardam o atendimento médico em consultórios, nas situações de menor complexidade.

FOTOS: Acervo CCS