carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

14 de outubro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

UBSs promovem atividades em comemoração ao Dia das Crianças

Ação aconteceu nas unidades Nova Brasília, São Francisco e 2 de Abril

As unidades básicas de saúde (UBSs) Nova Brasília, São Francisco (2º distrito) e 2 de Abril (1º distrito), com o apoio da Prefeitura de Ji-Paraná, realizaram atividades em comemoração ao Dia das Crianças, na tarde de terça-feira (11). Foram realizadas avaliações de saúde, distribuição de lanches e sorteio de brindes.

A comemoração do Dia das Crianças foi uma iniciativa dos próprios servidores das UBSs, que se uniram para promover a festa, e contou com o apoio do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que forneceu os lanches entregues aos participantes.

“As equipes das UBSs realizaram uma busca ativa, para procurar as crianças com a caderneta de vacinação desatualizada, além de consultas de rotina, administração da vitamina A e encaminhamentos para atendimentos especializados. Foi um momento pensado na saúde das crianças, mas que também fosse atrativo para elas”, explicou Kellen Nayara Cardoso, diretora do DAB da Semusa.

O dia de festa com as crianças contou com avaliação antropométrica (medidas corporais), avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor, palestras educativas, consultas médicas, atividades físicas e brincadeiras.

“Tivemos uma tarde de muita diversão, mas também preocupada com a saúde de nossas crianças. Essa ação também fortalece o vínculo entre a população e a UBS, o que é essencial para o cuidado com as famílias atendidas”, ressaltou Adriana da Silva, diretora da UBS 2 de Abril.

As unidades foram todas enfeitadas, com temas infantis, para chamar a atenção das crianças que visitaram os locais. As equipes também distribuíram lanches, com balinhas, pirulitos, pipoca e chocolate.

“Algumas crianças têm medo de vir à UBS, então, pensamos em tornar os ambientes mais lúdicos e atrativo para este público, para que eles possam cuidar da saúde e se divertir ao mesmo tempo”, afirmou a agente comunitária de saúde (ACS) da UBS Nova Brasília, Girlene de Brito Gomes.

FOTOS: Arquivo Semusa