carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

15 de setembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMUSA

Setembro Amarelo promove dinâmica com os alunos da Escola Osvaldo Piana

Atividade foi realizada por servidores da Semusa e alunos da Estácio-Unijipa

 

Os alunos e os educadores da Escola Estadual Osvaldo Piana, no bairro Jardim das Seringueiras (2º distrito), passaram por uma atividade da Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e de incentivo à vida.

A iniciativa foi promovida, na quarta-feira (14), pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio dos departamentos de Atenção Básica (DAB) e Educação Permanente (DEP) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com a parceria da Faculdade Estácio de Ji-Paraná (Estácio-Unijipa).

A palestra foi ministrada por acadêmicos do curso de enfermagem da Estácio-Unijipa e a atividade também contou com dinâmicas de grupo e interações entre os alunos da Escola Osvaldo Piana. No cronograma da semana, ainda estão previstas ações no Espaço Social Sonho Meu, na quinta (15), e na Escola Dr. Lourenço Pereira de Lima, na sexta-feira (16).

“Fizemos a atividade com os alunos entre o 7º e o 9º ano, destacando a importância da valorização da vida. Tivemos um momento de interação entre os estudantes, para atrair a atenção dos jovens para esse tema tão delicado. Todos devemos atuar ativamente, falando sobre o assunto, ouvindo pessoas e as incentivando a buscar ajuda”, destacou Debora Alencar Lucas Sampaio, diretora do DEP da Semusa.

Segundo a coordenadora de Programas Estratégicos do DAB, Kattyusce Soares Rabelo, o público alvo do Setembro Amarelo é composto, especialmente, por adolescentes, a partir dos 13 anos, que estão no 8º e 9º ano do ensino fundamental e também no ensino médio.

“Muito mais do que prevenir casos de suicídio, vamos incentivar a vida, mostrando que ela sempre será a melhor escolha. Por isso, vamos realizar palestras e rodas de conversa, com atividades que despertem sentimentos saudáveis e debatem os cuidados com a saúde mental”, explicou Kattyusce.

Uma parte das escolas que recebem as palestras é de unidades atendidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE). As ações serão realizadas em, ao menos, 20 escolas públicas. As unidades também podem solicitar a palestra entrando em contato com a Semusa ou ligando no 3416-4052.