carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

24 de novembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMUSA

Sesau promove curso de reanimação em recém-nascidos

Três médicos de Ji-Paraná participaram dos treinamentos

Três médicos do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz de Ji-Paraná participaram, no início da semana, do curso para profissionais da Saúde sobre Reanimação Neonatal em recém-nascidos com idade igual ou acima de 34 semanas em sala de parto, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), conforme as diretrizes do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) de 2022.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), foi representada pelos médicos Gilmar Pimenta, Geraldo Júnior e Samila Araújo Santos. O treinamento contou ainda com a participação de profissionais de São Francisco do Guaporé, Cacoal, Pimenta Bueno, São Miguel do Guaporé, Ouro Preto do Oeste, Rolim Moura e Vilhena.

O treinamento foi ministrado pelos médicos Andreia Freitas Bezerra e Adenilson Oliveira Gomes, ambos neonatologistas do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, e foi voltado aos profissionais da Saúde que fazem sala de parto.

A capacitação teve carga horária de 14 horas e, no fim, foi aplicada uma prova com simulação realística com bonecos e materiais de emergência neonatal na sala de parto. “O objetivo é preparar os profissionais para os cuidados de emergência dentro da sala de parto”, explicou a médica Samila Araújo.

O gerente-geral do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC) da Semusa, Relrisson de Souza Soares, ressaltou que, nesta gestão, foi implantada a assistência ao recém-nascido na sala de parto. Segundo ele, a medida diminuiu a taxa de morbidade e mortalidade dos bebês.

“Contamos com um médico plantonista, todos os dias e 24 horas por dia, que recepciona todos os recém-nascidos na sala de parto, prestando assistência aos bebês tanto no parto normal, quanto cesarianas na sala cirúrgica”, acrescentou o gerente-geral do DMAC.

FOTOS: Acervo CCS