carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

30 de agosto de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMED SEMUSA

Servidores são capacitados para atender às pessoas com TEA

Treinamento é realizado em parceria entre a Semusa e o CMAE

Os profissionais da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) estão passando por uma capacitação para atender às pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA). A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo (CMAEE-Autismo).

Os servidores foram divididos em duas turmas. A primeira passou por treinamento na sexta-feira passada, dia 26 de agosto. A segunda equipe assistirá a uma palestra nesta sexta, 2 de setembro. A ação é desenvolvida com o apoio do Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná, que cedeu o espaço. As palestras são ministradas pela médica do município Bianca Belão Moreda e pela equipe do CMAEE-Autismo.

O treinamento foi voltado aos médicos e enfermeiros da Atenção Básica, para melhorar o atendimento especializado aos pacientes com TEA, para que o diagnóstico seja feito com agilidade e precisão, iniciando também o tratamento adequado, que vai resultar em melhor qualidade de vida aos pacientes.

“O CMAEE-Autismo é referência no estado, em qualidade do atendimento e atenção aos pacientes com TEA. Por isso, convidamos os profissionais do centro e a doutora Bianca Belão para realizar esse treinamento, destacando os sinais, formas de tratamento e a abordagem terapêutica voltada aos pacientes autistas”, destacou Marlene Alencar, diretora de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Departamento de Atenção Básica (DAB).

Segundo a Semusa, nos últimos anos, a procura pelo atendimento especializado, voltado aos pacientes, cresceu exponencialmente em Ji-Paraná. “Essa demanda cresceu no Brasil e no mundo, por isso, precisamos estar preparados para atender a essa população e também aos familiares”, ressaltou Marlene.