carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

18 de outubro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Servidores participam de oficina da Planificação da Atenção à Saúde

Equipe multiprofissional recebe o treinamento até sexta-feira, 21

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), da Prefeitura de Ji-Paraná, estão participando da Oficina de Tutoria de Planificação da Atenção Primária em Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). O treinamento iniciou na segunda-feira (17) e segue até sexta (21), para a equipe formada por pediatra, obstetra, ultrassonagrafista, enfermeiros, técnico de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social.

O processo de fortalecimento é realizado pelo Hospital Beneficência Portuguesa, com profissionais do Centro de Referência de Atenção Materno Infantil (Creami), do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC), e conta com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), 1ª Gerência Regional de Saúde (I GRS) e a Faculdade Estácio de Ji-Paraná (Estácio-Unijipa).

“A necessidade da planificação da atenção primária e especializada surgiu após o Ministério da Saúde identificar que Rondônia era o segundo estado com maior índice de mortalidade materno-infantil. A planificação visa, entre outros objetivos, fortalecer o atendimento à população, para diminuir esses números de mortes”, explicou a diretora do Creami, Alice Pedroso do Nascimento.

A Planificação da Atenção à Saúde abrange um conjunto de ações educacionais voltadas ao aprimoramento dos conhecimentos dos profissionais. Ela desenvolve habilidades e atitudes necessárias à organização e qualificação dos processos assistenciais.

“A planificação também estimula a reflexão sobre o correto funcionamento dos serviços e o modo de se trabalhar das equipes. Isso contribui para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho, o que envolve todos os trabalhadores da atenção primária e especializada”, detalhou Alice.

FOTOS: Andre Negrete