carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

18 de julho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Servidores da Semusa recebem capacitação em Saúde do Trabalhador

Ação visou a prevenção de acidentes, doenças e agravos no local de trabalho

 

A prevenção dos acidentes nos locais de trabalho e a conscientização de doenças e agravos ocasionadas no ambiente profissional foram os principais temas da capacitação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com servidores da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

A ação foi realizada de terça (5) a sexta-feira (8), em parceria com a Divisão de Saúde do Trabalhador (Disat) da Semusa, a 1ª Gerência Regional de Saúde (1ª GRS) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Rondônia (Cerest-RO). Durante os quatro dias, os servidores de Ji-Paraná receberam orientações e participaram de palestras educativas.

“Por conta do aumento de casos de acidentes e doenças relacionados ao ambiente de trabalho em Ji-Paraná, decidimos solicitar esse treinamento, com a parceria do município com a Sesau, por meio da 1º GRS e do Cerest”, afirmou Thiago Almeida Soeiro, diretor da Disat da Semusa.

Servidores do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, da Unidade de Pronto Atendimento Anna Beatriz Oliveira da Silva (UPA do 2º Distrito), do Departamento de Atenção Básica (DAB) e da Divisão de Vigilância Epidemiológica, além de universitários do curso de enfermagem da Estácio-Unijipa participaram do treinamento.

Os servidores que atuam nos serviços de atendimento de urgência e emergência da Semusa também passaram por uma palestra. Nela foram repassadas informações sobre como deve ser feita a notificação de acidentes de trabalho.

O objetivo da capacitação foi alertar os profissionais sobre a importância da notificação dos agravos relacionados ao trabalho. Na quinta-feira (7), o grupo visitou a sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região (PRT 14 RO/AC) do Ministério Público do Trabalho da (MPT).

A capacitação também abordou sobre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, além do conceito e classificação de acidentes de trabalho, orientações de preenchimento da ficha de acidente de trabalho grave, fatal e em crianças e adolescentes.

“A determinação do Prefeito Isaú Fonseca sempre foi que a Saúde fosse prioridade. E, nesta gestão, a saúde de nossos trabalhadores também é vista como prioridade. Em parceria com o Governo de Rondônia, buscamos formas efetivas para o enfrentamento e prevenção dos acidentes de trabalho”, destacou a secretária de Saúde de Ji-Paraná.