Até o fim da semana, cerca de 500 pessoas serão capacitadas
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), começou hoje (7) a primeira fase de treinamento para implantação do Sistema de Processo Eletrônico de Informações (eProc). Até o fim da semana, mais 500 servidores vão participar da capacitação.
A partir de 3 de abril, segundo o Decreto Municipal nº 0345, todos os processos administrativos ocorrerão somente pelo eProc. Ele será obrigatório na tramitação de documentos. O DM foi assinado pelo Prefeito Isaú Fonseca (União Brasil), em 27 de fevereiro.
De acordo com o secretário da Semad, Jônatas França, o sistema está sendo implantado para modernizar e simplificar os serviços de informação que integram os dados dos órgãos públicos. “Até o fim desta semana, vamos capacitar todos os servidores municipais [500 no total] responsáveis pela tramitação de processos em suas respectivas secretarias”, informou Jônatas França.
O novo sistema dará mais celeridade, economia e transparência no fluxo de informações. Outro ponto destacado pelo secretário foi a sustentabilidade da iniciativa. Com ela, haverá redução no uso de papel, tinta, combustível (em caso de deslocamentos) e, principalmente, tempo.
O formato eletrônico vai da etapa de geração do arquivo, tramitação, utilização e arquivamento até o destino final. Nos processos em andamento pelo meio físico, a digitalização ocorrerá de acordo com o cronograma definido pelo Comitê Gestor do Processo Eletrônico.
Na semana passada, cerca de 30 servidores passaram por treinamento para a implantação do eProc. Eles irão atuar com multiplicadores nos órgãos de origem. A Prefeitura de Ji-Paraná vai oferecer um serviço temporário de atendimento para as pessoas que não têm acesso à internet, e necessitam acompanhar o andamento dos processos.
—
Jairo Ardull
FOTOS: Maria Elis