carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

18 de setembro de 2023

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMASF

Semusa realiza palestras preventivas do Setembro Amarelo

DAB e CAPS promovem ações com assistidos e alunos 

 

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está realizando ações preventivas para a campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e de valorização à vida. O Departamento de Atenção Básica (DAB) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) seguem com a programação até o dia 30. 

 

Com o tema “Se precisar, peça ajuda!”, os servidores buscam orientar a população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas. As divisões da Semusa estão trabalhando de forma integrada para incentivar as pessoas a procurarem ajuda e cuidarem da saúde mental. 

 

 

O cronograma do DAB iniciou, nesta segunda-feira (18), na UBS Nova Londrina, às 8h, e segue na UBS Jucelino Cardoso (18), UBS Km 05 (19), UBS Dom Bosco (20),  UBS L1 Maringá (21), UBS São Francisco e UBS 2 de Abril (25),  todos a partir das 15h. As psicólogas responsáveis são Carine Kremer e Camila Propícia.

 

De acordo com a coordenadora de Programas Estratégicos da DAB, Girlene de Brito, as UBSs são portas de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) para as pessoas assistidas e por isso as unidades contam com servidores capacitados para realizar um acolhimento humanizado aos pacientes em sofrimento psíquico. Ela reforçou que todos são orientados e encaminhados aos centros especializados se necessário.

 

 

Pelo Caps, as ações estão ocorrendo em escolas e instituições com crianças e adolescentes. Na quinta-feira (14), estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rio Urupá participaram da palestra no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A equipe do Caps foi representada pelo médico psiquiatra, Wendel Jânio, e pela assistente social, Letícia Freitas. 

 

O cronograma da equipe do Caps segue na quarta-feira (20) no Centro Atendimento Socioeducativo (Case), às 7h30, e na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), às 10h30. Nos dias 24 e 27 de setembro, as palestras ocorrem na Igreja Batista do BNH, às 18h30, e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM)  Beatriz Ferreira da Silva, às 8h, respectivamente.

 

 

 

Texto: Gabriela Suematsu 

Fotos: Allifer Ferreira e Talita Luana