carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

30 de junho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMUSA

Semusa realiza ação do PSE na Escola Estadual São Pedro

Alunos passaram por pesagem e palestra informativa

Uma ação em alusão ao Dia de Conscientização contra Obesidade Mórbida Infantil, do Programa Saúde na Escola (PSE), foi realizada pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na Escola Estadual São Pedro, com antropometria (medição e pesagem) dos alunos, teatro contra o bullying e palestra informativa sobre alimentação saudável.

O encontro foi promovido pelo Departamento de Atenção Básica (DAB), com apoio de profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-Jardim dos Migrantes), e contou com a parceria do Supermercado Jeedá, Campilar Indústria de Alimentos e de alunos do curso de nutrição da Faculdade Estácio de Ji-Paraná (Estácio-Unijipa).

“Durante a ação, os alunos receberam informações sobre alimentação saudável, com a distribuição de frutas, pipoca e sucos. É uma maneira lúdica de passar essas informações para as crianças, para que eles possam aprender brincando”, afirmou Elaine Cristina Neves, coordenadora de Alimentação e Nutrição da Semusa.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial, instituída pelo Decreto n° 6.826 de 5 de dezembro de 2007, que visa à integração e articulação permanente dos setores da Educação e da Saúde. Anualmente, o programa oferta 13 temáticas para serem desenvolvidas no ambiente escolar.

“O PSE é um programa que possibilita a articulação, entre Saúde e Educação, por meio de métodos e práticas assertivas, que serão implementadas no ambiente escolar. Assim, podemos compreender e enfrentar as vulnerabilidades que afetam o desenvolvimento de crianças e adolescentes”, explicou a diretora da Divisão de Programas Estratégicos da Semusa, Kattyusce Soares Rabelo.