A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu uma capacitação sobre cuidados aplicados no transporte de pacientes neonatais, pediátricos e adultos. O curso foi realizado na quinta (27) e na sexta-feira (28), no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, com a participação de duas turmas.
As palestras foram ministradas pela diretora de Enfermagem do Pronto Socorro do Hospital Municipal, Mayara Santos Silva, e pela médica e coordenadora de pediatria e neonatologia do HM, Samila Araújo Santos.
“Nós temos uma equipe grande de remoção no Hospital Municipal e, por isso, foi realizada essa capacitação sobre os cuidados aplicados aos pacientes neonatais, pediátricas e adultas, pois temos uma grande demanda de remoção nesses casos. Com o curso, queremos capacitar e aprimorar ainda mais a nossa equipe, para que o paciente tenha um bom prognóstico, evitando intercorrências na remoção desse paciente e que ocorra tudo bem no transporte”, explicou Samila.
A técnica em enfermagem Andressa Sousa de Aguiar Souza Furtado participou do curso promovido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HM. Andressa atua na remoção de pacientes para outros municípios e falou sobre a importância da capacitação.
“Esse tipo de qualificação serve para aprimorar nossos conhecimentos, melhorando as técnicas de manuseio de pacientes neonatais e também explicar a melhor utilização do reanimador manual, por exemplo”, ressaltou Andressa.
A capacitação teve certificado de duração de 10 horas, com uma turma em cada dia. Na parte da manhã, os servidores foram qualificados sobre os cuidados no transporte de paciente neonatal e pediátrico e, no período da tarde, o tema do curso era sobre a remoção de adultos.