Cerca de 30 pessoas acompanharam a palestra na Igreja Santa Maria Goretti
Com objetivo de instruir a comunidade da Igreja Santa Maria Goretti, no bairro Primavera, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou atividade de conscientização na data que marca o Dia Nacional da Diabetes, nesta segunda-feira (26). Os técnicos do Departamento da Atenção Básica (DAB) iniciaram a programação com café da manhã e, em seguida, houve palestra, exames de aferição de pressão e teste de glicemia.
Cerca de 30 pessoas participaram da ação que busca informar e prevenir, por meio de uma alimentação correta e atividades físicas, casos de pessoas pré-diabéticas que podem reverter essa situação. Segundo a equipe da DAB, uma rotina diária aliada a hábitos saudáveis propicia uma qualidade de vida melhor.
“É importante frisar que muitas doenças podem ser prevenidas com uma alimentação adequada, mesmo com renda baixa, rica em verduras, legumes e frutas. E incluir nessa rotina, atividade física para manter os índices glicêmicos normais”, informou o coordenador do DAB, Pablo Henrique Lemes.
A diabetes é dividida nos tipo 1 e tipo 2, e alguns outros considerados raros com defeitos genéticos da célula beta, na ação da insulina, doenças do pâncreas (pancreatite, tumores pancreáticos, hemocromatose), doenças endócrinas (Síndrome de Cushing, hipertireoidismo, acromegalia) e no uso de medicamentos pelo usuário.
Texto: Gabriela Suematsu
Foto: Maria Elis