carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 de novembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Semusa promove ação do Novembro Azul em colônia de pescadores

Atendimentos acontecem nesta quinta-feira, 17, a partir das 8 horas

Os membros da Colônia dos Pescadores Z-9 participarão de uma ação da Campanha Novembro Azul, mês de prevenção e combate ao câncer de próstata, promovida pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Educação Permanente (DEP) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Os atendimentos acontecem nesta quinta-feira (17), a partir das 8h, na sede da colônia (1º distrito).

Durante a ação, segundo a Semusa, serão realizadas palestras sobre a prevenção ao câncer e a promoção da saúde do homem, aferição da pressão arterial e de glicemia capilar e agendamento de consultas com urologista no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

“Nosso propósito, com esse atendimento, é levar o máximo de informações possíveis aos pescadores e esclarecer mitos sobre a doença. Promovendo a conscientização e o combate ao câncer de próstata e ressaltando a importância do diagnóstico precoce”, explicou Debora Alencar Lucas Sampaio, diretora do DEP da Semusa.

Os atendimentos acontecem a partir das 8h, na Colônia dos Pescadores Z-9, localizada na rua Tenente Brasil, no bairro União, na margem do rio Machado. A ação é organizada pelo DEP, com apoio da equipe do CEM e da Universidade Paulista (Unip).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Se for detectado precocemente, o câncer de próstata tem índices de cura superiores a 90%. A recomendação dos profissionais da Saúde é de que homens, a partir dos 45 anos de idade, façam o exame regularmente.

FOTOS: Arquivo CCS