carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

7 de novembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMUSA

Semusa promove ação de saúde na 9ª Parada do Orgulho LGBT

Foram realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C

No domingo (6), foi realizada a 9ª edição da Parada do Orgulho LGBT, no espaço do Complexo Beira Rio de Esporte, Lazer e Cultura, organizada pelo Grupo LGBT de Ji-Paraná. No evento, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu uma ação de saúde, com a testagem rápida para detecção de HIV, sífilis e as hepatites B e C.

As testagens na 9ª Parada do Orgulho LGBT foram realizadas pela equipe do Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE-IST) do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC).

“A parada é um evento que traz mais visibilidade às pessoas LGBT, onde procuramos realizar ações que, além de mostrar nosso trabalho, também atua na promoção da saúde dessa população”, afirmou Luciana Santana Martins, enfermeira responsável pelo SAE-IST.

No evento, 56 pessoas realizaram testes rápidos durante a 9ª Parada LGBT, sendo que cada uma realizou quatro exames diferentes, totalizando 224 procedimentos. Os profissionais do SAE-IST também distribuíram cerca de 30 autotestes para detecção de HIV.

“O autoteste é um processo no qual a pessoa realiza a própria coleta da amostra, por meio de fluídos orais e, em seguida, realiza o exame com o auxílio do reagente. Ao entregar o material, orientamos as pessoas da maneira correta de realizar o teste”, explicou a enfermeira do SAE-IST.

A 9ª Parada do Orgulho LGBT de Ji-Paraná também contou com palestras educativas, apresentações musicais e performances e outras atrações culturais. Segundo os organizadores, mais de 500 pessoas participaram ativamente do evento.

FOTOS: Marco Bernardi