carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

29 de agosto de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Semusa prepara programação da Campanha Setembro Amarelo

Será realizada uma série de palestras sobre a prevenção ao suicídio

A partir do dia 5 de setembro, serão iniciadas as ações da Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e de incentivo à vida. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), programou uma série de palestras e rodas de conversa sobre o tema, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasf).

A programação será finalizada até a quarta-feira (31), em conjunto entre as equipes do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa e os psicólogos dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASFs) e da Semasf.

Em 2022, o tema do Setembro Amarelo será “A vida é a melhor escolha!”, com palestras em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do município, incluindo as unidades rurais em Nova Colina e Nova Londrina, e também em escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino.

Segundo a coordenadora de Programas Estratégicos do DAB, Kattyusce Soares Rabelo, o público alvo é composto por adolescentes, a partir dos 13 anos, que estão no 8º e 9º ano do ensino fundamental e também no ensino médio.

“Muito mais do que prevenir casos de suicídio, vamos incentivar a vida, mostrando que ela sempre será a melhor escolha. Por isso, vamos realizar palestras e rodas de conversa, com atividades que despertem sentimentos saudáveis e debatem os cuidados com a saúde mental”, explicou Kattyusce.

As palestras serão ministradas pelas psicólogas dos NASFs Carine Antonia Kremer, Cleunice de Souza e Silva e Vilma Elena Dellamelina, além dos profissionais da Semasf. As atividades serão padronizadas, para que todos os adolescentes tenham acesso aos mesmos conteúdos debatidos.

Uma parte das escolas que irão receber as palestras são as unidades atendidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE) e o restante será indicado e agendado pela Semasf. As palestras serão realizadas em, ao menos, 20 escolas públicas. As unidades podem solicitar a ação procurando o DAB ou ligando nos telefones da Semusa, 3416-4177, ou da Semasf, 3416-4188.