carregando...

9 de fevereiro de 2024

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Semusa orienta munícipes sobre serviços oferecidos nas UBSs

São 11 unidades no perímetro urbano e duas em áreas rurais

O Departamento da Atenção Básica (DAB) informa os serviços disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Sob administração da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA),  os atendimentos ocorrem em 11 pontos de atendimento no perímetro urbano e duas em áreas rurais (distritos de Nova Colina e Nova Londrina).

Segundo a diretora do DAB, Kellen Nayara Cardoso, é comum que pessoas busquem os postos de saúde para procedimentos que não são oferecidos nas unidades. Ela enfatizou a importância de divulgar os serviços prestados para orientar a população sobre onde encontrar assistência médica adequada.

Nas UBSs, são disponibilizados serviços de exames, atendimentos e procedimentos de baixa complexidade. Os exames realizados incluem preventivo do colo uterino, teste rápido para sorologias (sífilis, HIV, hepatites B e C), teste do pezinho, teste rápido para COVID-19 e medição de glicemia capilar.

Os atendimentos englobam pré-natal, puericultura, consulta médica com clínico geral, monitoramento de hipertensão, diabetes e saúde mental, ações em grupo (como grupos de tabagismo), visitas domiciliares da equipe de Estratégia de Saúde da Família, atendimento odontológico e consulta de enfermagem com ultrassom para gestantes e inserção ou remoção de DIU.

Quanto aos procedimentos realizados, são oferecidos curativos, inserção e remoção de DIU, nebulização, pequenos procedimentos (suturas, lavagens de ouvido, troca de sonda vesical), administração de medicação intramuscular e intravenosa, medição da pressão arterial, remoção de pontos, tração de drenos e remoção de unhas encravadas.

A equipe do DAB orienta que a população agende seus exames presencialmente, e que todas unidades contam com salas de vacinação para atualização da caderneta de crianças e adultos. Lembrando que os usuários devem se atentar as UBSs referenciadas ao seu bairro.

Texto: Gabriela Suematsu
Fotos: Acervo CCS