Mais de 10 pessoas receberam a cobertura vacinal de rotina e campanha
A equipe da Prefeitura de Ji-Paraná, do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), foram ao Instituto de Acolhimento Adélia Francisca Santana, na terça-feira (27), para a vacinação de 12 pessoas, entre servidores e acolhidos. A ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).
A técnica de enfermagem da DAB, Nilce Kozak, informou que foi realizada uma triagem nos cartões de vacinas dos acolhidos para fazer a atualização e a imunização de campanhas da Covid-19 , Pfizer pediátrica e bivalente para adultos, e influenza. Ela orientou que seja dado prosseguimento na data estimada das vacinas de reforço.
Para o coordenador da Proteção Social Especial (PSE) da Semasf, Gilson Lopes, o apoio da Semusa conta com a sensibilidade de preservar a identidade das crianças e facilitar o atendimento às equipes da Semasf. Segundo ele, a instituição segue as premissas do Estatuto da Criança e Adolescente (Eca) e atende todas as necessidades educacionais, saúde, lazer, dentre outros para o desenvolvimento saudável dos acolhidos.
As vacinas de rotina aplicadas foram de antitetânica, febre amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) , HPV, meningite, pneumonia , Poliomielite, Rotavírus, Pentavalente. Em 2022, mais de 165 mil vacinas foram aplicadas pela Divisão de Imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Texto: Gabriela Suematsu
Foto: Maria Elis