carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

21 de setembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMUSA

Semusa fará vacinação e testagens rápidas na 41ª Expojipa

Ação acontece de quarta a sexta, no Espaço Multissetorial

 

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), estará presente na 41ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná (41ª Expojipa), no Parque de Exposição Hermínio Victorelli, atendendo ao público no Espaço Multissetorial, com vacinação contra a Covid-19 e gripe; e testagem para sífilis, hepatite B e C e HIV, de quarta-feira (21) à sexta-feira (23), das 19h às 22h. A exposição será encerrada no domingo, 25 de setembro.

A exemplo do que acontece em pontos movimentados da cidade, com a oferta de vacinas e testagens, essa também será uma ação das divisões de Vigilância Epidemiológica e de Imunização, que integram a Gerência de Vigilância em Saúde (GVS), dos Departamentos de Atenção Básica (DAB) e de Média e Alta Complexidade (DMAC), levando o atendimento da Semusa ao encontro da população.

Por ser uma exposição tradicional e a maior da região Norte do Brasil, a Expojipa é uma atração turística que recebe visitantes de várias regiões de Rondônia e até de outros estados. “Na Expojipa, visitantes de outras cidades também serão beneficiados”, ressaltou Wanessa de Oliveira e Silva, secretária municipal de Saúde.

De acordo com Veridiany Nascimento Araújo, diretora da GVS, a pessoa deverá portar a carteira de vacinação para ser devidamente atualizada. Todavia se, no momento, ela tiver somente o CPF, o atendente poderá, via internet, pesquisar as vacinas da Covid-19 no sistema, liberando a pessoa para que seja vacinada, caso esteja dentro do prazo exigido.

 

Parceria Prefeitura e São Lucas

 

Segundo Karolyn Fiedler, da assistência técnica do gabinete (Astec), a parceria da Prefeitura, por meio da Semusa, com o Centro Universitário São Lucas de Ji-Paraná, desenvolverá (na Expojipa) ações de aferição de pressão, testagem rápida para Covid, orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e de folders explicativos sobre ações do “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio.

O Centro Universitário montará uma versão de um pronto-socorro (PS) para que o público possa tomar conhecimento de como são realizados os procedimentos, também fazendo parte da parceria Semusa e São Lucas a ação de estagiários supervisionados por professores, com demonstrações de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), realizadas em um boneco.