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7 de outubro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Semusa disponibiliza acesso à Ouvidoria pelo Whatsapp

População pode fazer sugestões, reclamações e elogios 

Buscando facilitar o acesso da população, a Prefeitura de Ji-Paraná disponibilizou o acesso à Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do WhatsApp. Pacientes podem deixar sugestões, reclamações, denúncias e elogios pelo contato (69) 3416-4177. A Semusa também dispõe de um e-mail (ouvidoriasemusa2019@gmail.com) e urnas, instaladas nas unidades de atendimento.

Os pacientes devem entrar em contato e aguardar o atendimento. Todos serão respondidos, em tempo oportuno, de acordo com a procura e respeitando a ordem de atendimento. Após a mensagem, a Ouvidoria monta a demanda e a envia ao setor responsável, buscando dar resolutividade aos casos.

“O atendimento é feito online, onde montamos a demanda e enviamos aos departamentos, cobrando resolutividade dos órgãos responsáveis. O WhatsApp representa um canal democrático de atendimento e acolhimento ao cidadão, que se manifesta sem impor obstáculos, com a finalidade de promover a participação do usuário do SUS na administração”, destacou a Ouvidora Municipal da Semusa, Marruka Darc de Souza.

Com as sugestões, reclamações, denúncias ou elogios, a Semusa consegue acompanhar a prestação dos serviços, avaliando os níveis de resolutividade, identificando os principais problemas que afetam a qualidade e a cobertura da Atenção Básica e dos serviços especializados do município, garantindo aperfeiçoamento nas prestações de serviço com efetividade.

A secretária da Semusa, Wanessa de Oliveira e Silva, explicou que a iniciativa faz parte do processo de modernização no atendimento à saúde, com o objetivo de dar mais comodidade e praticidade aos pacientes e também às equipes das unidades.

O atendimento via WhatsApp está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBSs), incluindo nos distritos de Nova Colina e Nova Londrina, no Centro de Atenção Psicossocial Raio de Luz (CAPS II) e no Centro Especializado em Reabilitação (CER-III).

Além do WhatsApp, a população também pode dar sua opinião em urnas, devidamente identificadas e lacradas com cadeados, que estão dispostas nas unidades de atendimento, presencialmente, na sede da Semusa, ou pelo e-mail.