carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

27 de junho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Semusa avalia indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil

Levantamento leva em conta as ações do primeiro quadrimestre de 2022

Os dados dos indicadores de desempenho e resultados do Programa Previne Brasil foram apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) aos servidores do Departamento de Atenção Básica (DAB) e do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). O levantamento levou em conta as ações realizadas no primeiro quadrimestre de 2022.

O Programa Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e conta com quatro componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo com base em critério populacional.

“O monitoramento e avaliação dos indicadores de desempenho garantem mais qualidade e transparência nas ações de Atenção Básica. Este foi o momento de compartilhar esses dados com a equipe, avaliar onde acertamos e o que podemos fazer para melhorar os indicadores”, explicou Marlene Alencar, diretora da ESF.

Para oferecer suporte aos municípios, garantindo atendimento à população, os pagamentos por desempenho do Previne Brasil são realizados de acordo com a performance municipal, considerando o resultado de cada equipe.

As notas serão atribuídas individualmente para cada indicador, variando de zero a dez, considerando o resultado alcançado entre o menor valor possível (zero) e a meta definida para aquele indicador.

“Nesta reunião, com os médicos e enfermeiros da Semusa, além de apresentarmos os dados, também demonstramos quais são esses indicadores, como é feito o cálculo e planejamos novas estratégias para o próximo quadrimestre”, detalhou a diretora da Divisão de Programas Estratégicos do DAB, Kattyusce Soares Rabelo.