Ao todo, 22 pessoas participaram do curso
Começou na segunda-feira (14) e encerrou nesta sexta-feira (18), o segundo curso de aquaviários – marinheiros e convés de máquinas ministrado pela Marinha do Brasil por solicitação da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur).
O curso para formação de aquaviários tem o objetivo de preparar os interessados para o trabalho a bordo de embarcações. Ele é, segundo os organizadores, voltado para a formação e qualificação de marítimos, fluviários, pescadores e mergulhadores. A primeira formação ocorreu em junho de 2022.
Ao todo, 22 pessoas participaram, gratuitamente, das aulas teóricas no Hotel Maximu’s e práticas nas margens do rio Machado. Neste curso, 18 alunos foram aprovados. “Este curso foi mais abrangente por incluir aulas práticas”, afirmou Antônio Souza Santos, assessor da Semictur.
O secretário da Semictur, Volnei Inocêncio, esclareceu que esta é a segunda vez que a prefeitura viabiliza o curso de formação para aquaviários, em Ji-Paraná. “Nossa intenção é regularizar e capacitar os condutores de embarcações para aproveitar os recursos hídricos do município e desenvolver um projeto turístico em nossos rios”, frisou.
A carteira de aquaviário é um documento profissional que credencia o portador a conduzir embarcações. Ele é válido em todo o território nacional. “A qualificação dos nossos condutores reflete diretamente na oferta de serviços de passeios turísticos em Ji-Paraná”, garantiu Volnei Inocêncio.
Texto: Jairo Ardull
Foto: Talita Luana