carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

11 de outubro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMEIA

Semeia orienta sobre descarte correto de resíduos urbanos

Equipe conscientiza população por meio de visitas e palestras

 

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) realiza palestras educativas e visitas em alguns bairros de Ji-Paraná para orientar a população sobre a forma de realizar o descarte de agulhas e seringas e a disposição correta de resíduos domiciliares. O procedimento inicia com o acondicionamento e separação do que é reutilizável, reciclável, lixo comum e resíduo tóxico.

“Intensificamos a fiscalização e estamos orientando a população, principalmente, para que faça o descarte correto de objetos perfurocortantes. Isso ajuda a evitar que as pessoas entrem em contato, se machuquem ou se contaminem”, comentou a secretária municipal de Meio Ambiente, Jeane Muniz.

De acordo com orientações da equipe da Semeia, o descarte de materiais perfurocortantes e contaminados deve ser feito na caixa “descarpack”. Ela é feita com papelão ondulado e revestida com papelão couro, para evitar a perfuração. Ela afirmou ainda que uma opção provisória é colocar em uma garrafa pet e tampar.

“As pessoas que utilizam esses materiais para tratamento domiciliar como, por exemplo, do diabetes, não devem descartar no lixo doméstico. Caso não tenham a caixa, podem colocar, de forma provisória, em uma garrafa pet, tampar, levar a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e explicar que os materiais são de uso contínuo. A equipe da UBS fará o descarte correto em um local apropriado”, segundo explicações da equipe.

Outros pontos abordados são o descarte correto de resíduos, importância da reciclagem e os impactos que a queimada urbana pode causar ao meio ambiente. “Orientamos sobre a importância da preservação do meio ambiente, que queimada é crime e que a disposição correta do lixo auxilia na redução dos impactos ambientais do consumo”, comentou o coordenador de Educação Ambiental, Wendell Goulart.

Recentemente, a equipe da Semeia recebeu alunos do 3° ano do Ensino Médio da Escola Alejandro Yague Mayor que gravaram documentários sobre descarte correto de resíduos, importância da coleta seletiva, reciclagem e sobre o aterro sanitário.