O cultivo de abelhas sem ferrão tem parceria com a Emater
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está participando da 10ª edição da Rondônia Rural Show Internacional. Uma das ações inovadoras para 2023 é o espaço de meliponicultura (cultivo de abelhas sem ferrão), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO).
A atividade tem o objetivo de orientar os agricultores sobre a importância das abelhas e práticas de produção de isca para atração e criação das colmeias. São três espécies (uruçu boca de renda, marmelada e jataí) disponíveis em um espaço ao lado do estande da Emater:
Segundo o técnico de Educação Ambiental, Edgar Dorado, a iniciativa é para demonstrar que existem abelhas sem ferrão, debater sobre a polinização de cada espécie e ensinar aos produtores rurais o modo de se fazer iscas.
“Estamos recebendo muitas visitas no espaço, a maioria são cafeicultores que têm interesse em levar para a plantação a polinização, com o intuito de aumentar a produção”, destacou Edgar Dorado.
A secretária da Semeia, Jeane Muniz, agradeceu ao convite da Emater pela oportunidade de mostrar que os insetos fazem parte da biodiversidade e mostrar que as pessoas não precisam ter medo. “Elas são extremamente importantes para o Meio Ambiente”, garantiu.
Texto: Hiandra Trindade
Foto: Marcelo Morais