A secretaria teve espaço no estande da prefeitura e em parceria com a Emater
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), atuou durante a 10ª edição da Rondônia Rural Show Internacional com ações voltadas à preservação do meio ambiente, além de orientações sobre queimadas e licenciamento ambiental. Foram mais de 3 mil unidades de adubos, mudas e fertilizantes distribuídas durante os seis dias de feira.
Ao todo, 1200 mudas foram distribuídas pela secretaria, entre frutíferas e espécies específicas para recuperação de áreas degradadas, no espaço da Emater e no estande da prefeitura. E 350 requisições foram emitidas para entrega de mudas no Viveiro Municipal (2º distrito).
Ainda, 1250 adubos foram distribuídos pela equipe da Semeia durante a feira, com o objetivo de preservar as mudas doadas ao público, além de 700 fertilizantes (NPK) disponibilizados no estande, com orientações no modo de uso.
A Semeia ainda inovou com um espaço de meliponicultura. Nele, foi possível conhecer três tipos de abelhas, uruçu boca de renda, marmelada e jataí, todas sem ferrão. O objetivo era de orientar os produtores rurais sobre a importância das espécies, prática de produção de isca para atração e criação das colmeias.
A secretária da pasta, Jeane Muniz, pontuou que a Semeia finalizou a RRSI 2023 com um saldo positivo. “Trabalhamos muito a conscientização e ficamos muito felizes com a adesão do público. Fizemos diversos tipos de atendimentos e orientações. Continuamos a serviço do público na secretaria”, afirmou.
Ela parabenizou também a limpeza do parque durante os dias da feira. “A Coocamarji e o governo do estado fizeram um ótimo trabalho na coleta e separação dos resíduos, que deve gerar renda para mais de 20 famílias do município”.
Hiandra Trindade
FOTOS: Marcelo Morais