carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

21 de julho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL

Semed recebe visita da secretária de Educação de Chupinguaia

Encontro teve o objetivo de buscar conhecimento sobre execução de recursos

 

A Secretaria de Educação de Ji-Paraná (Semed) recebeu, na quarta-feira (13), a visita da secretária de Educação de Chupinguaia, cidade localizada a 280 quilômetros de Ji-Paraná. Rosilene Monteiro e equipe vieram em busca de cooperação técnica para execução de recursos, tanto do município quanto oriundos de programas do governo federal.

Sendo um município referência em Educação no interior do estado, Ji-Paraná recebe visitas de gestores de municípios vizinhos. Eles vêm em busca da “expertise” de técnicos da Semed para ajudar, por exemplo, na implementação de programas que já funcionam no município.

Rosilene Monteiro, acompanhada da coordenadora de Fundos, Mayara Camila Hize, veio em busca de conhecimentos sobre a execução de recursos na Educação, especificamente, para descentralização da aplicação dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do governo federal.

Em Chupinguaia, os recursos do PNAE vêm para a secretaria, que adquire os alimentos e distribui para as escolas. Em Ji-Paraná, esses recursos foram descentralizados, ou seja, são repassados diretamente para as escolas.

A secretária Rosilene Monteiro afirmou que pretende implantar, em Chupinguaia, o Programa Financeiro de Autonomia Escolar (PROFAE), criado exclusivamente pela Semed de Ji-Paraná.

O PROFAE/Ji-Paraná consiste na aplicação de recursos próprios do município direto nas escolas. Os recursos são utilizados na aquisição de materiais de consumo, manutenção, reparo e melhorias do ambiente escolar e também auxilia o gestor escolar na implementação de projetos pedagógicos.

“As escolas precisam de manutenção constante e com o PROFAE os gestores conseguem fazer essa manutenção de forma mais rápida e eficiente. O nosso programa também facilita muito na hora da implementação dos projetos pedagógicos de cada unidade de ensino”, explicou a superintendente de Administração da Semed, Valéria Alexandre, que recebeu a secretária.

“Só temos a agradecer a gentileza e a presteza com que fomos recebidos em Ji-Paraná. Certamente, nos serviu muito essa visita e pretendemos ajustar a forma como executamos nossos recursos, conforme vimos aqui. Fizemos um convite para que a superintendente [de Administração] nos faça uma visita em breve”, garantiu Rosilene.