carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

14 de abril de 2023

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMED

Semed realiza o Programa de Alfabetização na Idade Certa

A formação tem duração de três dias para públicos diversos

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nos dias 12 a 14 de abril, a formação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), com profissionais da Rede Municipal de Ensino (RME). A abertura oficial aconteceu no auditório da Semed, no bairro Casa Preta (1º distrito). A primeira formação de 2023 aconteceu no período de 13 a 15 de fevereiro.

A formação presencial é uma iniciativa do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) em cooperação com as redes municipais de ensino. Ela tem o objetivo de melhorar os resultados educacionais, com foco na alfabetização. Ji-Paraná e outros municípios fazem parte do Bloco III dentro do cronograma.

No primeiro dia (12), a programação, realizada no auditório da Semed, iniciou com a formação para professores dos municípios de Ouro Preto do Oeste, Teixeirópolis, Vale do Paraíso, Governador Jorge Teixeira e Theobroma. Já na quinta-feira (13), a formação foi com profissionais dos municípios de Urupá, Presidente Médici, Jaru e Nova União, na Faculdade São Lucas. No mesmo período, também aconteceu a capacitação com supervisores/coordenadores pedagógicos, no auditório da Semed.

No dia 14, os trabalhos seguiram, simultaneamente, com a formação de Professores e Formadora das Escolas de Tratamento de Ji-Paraná. E no período da tarde, com gestores escolares e coordenadores municipais do PAIC de todas as redes que compõem o Bloco III. Concluindo o PAIC, a reunião técnica com coordenadores municipais do PAIC e secretários de Educação de todas as redes que compõem o Bloco III.

A superintendente de Ensino da Semed, Alexandra Ortiz, afirmou que o programa prioriza a formação dos professores na área da alfabetização, em que também é realizado o monitoramento com acompanhamento das ações, via sistema de inserção dos resultados alcançados. “A meta é que 85% dos alunos estejam alfabetizados no 1º ano e 100% no 2º e 3º ano. Acreditamos que estamos no caminho certo para atingirmos esses resultados”.

Participaram da formação as 10 escolas escolhidas pelo TCE-RO: EMEF Tupi, EMEIEF Jamil Vilas Boas, CMEIEF Prof.ª Maria Antônia, EMEF Profº Almir Zandonadi, CMEIEF Ruth Rocha, CMEIEF Parque dos Pioneiros, EMEIEF Barbara Heliodora, EMEIEF Adão Valdir Lamota, EEEFM Profº Paulo Freire e EMEF Nova Aliança.

“A alfabetização é um direito de todos. Só temos a agradecer por essa parceria com órgãos governamentais como o Tribunal de Contas do Estado, e quem ganha com essa iniciativa são as nossas crianças”, assinalou a secretária da Semed, Ana Maria Santos Vizeli

Hiandra Trindade

FOTOS: Marcelo Morais