Evento ocorreu no auditório da secretaria, na quarta-feira, 2
Aconteceu, na quarta-feira (2), o encontro com os professores do 5º e 9º ano mediada pela coordenadora de 4º e 5° ano Silvanir Vilela Machado Figueiredo, no auditório da Semed. Cerca de 50 participantes estiveram no evento para dialogar sobre as avaliações externas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e SAERO (Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia).
O SAEB é um conjunto de avaliações externas, em larga escala, que permite ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizar diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o sistema reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando os resultados a partir de uma série de informações contextuais.
Ele garante que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no SAEB, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele é uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O encontro sobre o SAERO, uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), tem o propósito de fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios, e fornecer subsídios pedagógicos às secretarias municipais de educação nas tomadas de decisões referentes à política educacional.
Também foi apresentado o cronograma das avaliações que ocorrerão no segundo semestre, para que os professores utilizem o quadro organizador com as habilidades alinhadas aos descritores das avaliações do SAEB e SAERO.
Em seguida, foram ressaltadas visitas nas escolas com foco nas avaliações externas, para fortalecer o trabalho estruturado e intencional realizado no chão da escola, que potencializam a aprendizagem dos estudantes ji-paranaenses. Nas visitas, foi sugerido a organização de um drive com a finalidade de compartilhar materiais relacionados às avaliações externas.
Para dar sequência ao trabalho com os professores, foi solicitado que formassem grupos e cada um recebeu o quadro organizador e uma unidade temática e/ou práticas de linguagem. Nela, deveria encontrar uma atividade, relacionar a habilidade trabalhada e a estratégia utilizada.
No fim do encontro, cada grupo se apresentou para os demais professores e houve interação, compartilhamento de estratégias e questionamentos como realizar atividade em sala com os estudantes.
A supervisora Adriana e o professor Adílio da EMEIEF Irineu Antônio Dresch relataram como estão trabalhando com a turma de 5º ano na preparação das avaliações do SAEB e SAERO. A superintendente de Ensino da Semed, Amanda Capelazo, agradeceu a participação dos professores e a coordenadora de 4º e 5º ano Silvanir Vilela Machado Figueiredo. Ela ressaltou a importância do engajamento para alcançar bons resultados nas avaliações externas.
Texto: Assessoria Semed
Foto: Assessoria Semed