carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

4 de maio de 2023

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMED SEMUSA

Semed realiza curso de libras para profissionais da Saúde

Cerca de 50 servidores devem participar da capacitação

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, nesta quinta-feira (4), o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e agentes de salvamento que atuam no atendimento direto ao público. A capacitação acontece no auditório da Semed, bairro Casa Preta (1º distrito).

Servidores de 23 unidades básicas de saúde (UBSs) devem participar da capacitação, além de outras frentes de atendimento direto ao público. Ao todo, 54 profissionais estão participando do curso, que tem a duração de 30 horas, sendo uma vez por semana, durante 10 aulas.

O Tenente Bombeiro Militar Gerenildo Oliveira está participando da capacitação e afirmou que o conhecimento em libras é fundamental para quem atua com salvamentos. “A corporação está tentando se aperfeiçoar cada vez mais e esse curso vem de encontro com a nossa necessidade.”

O curso está sendo ministrado pela coordenadora de Libras, Bruna Monteiro, e pelos instrutores surdos Viviany Amorim e Zelia Nicodemos, com foco em experiências diárias na área da saúde. A previsão, segundo o cronograma da Semed, é que a capacitação se encerre no mês de julho.

“É de fundamental importância que a inclusão chegue para os surdos também nos hospitais e unidades de atendimento. Com um representante em cada unidade de saúde e atendimento direto de salvamentos, vamos sanar essas dificuldades que enfrentamos”, pontuou a coordenadora.

A iniciativa é da promotora de Justiça, Josiane Alessandra Mariano Rossi, da 1ª Promotoria de Ji-Paraná, que convocou o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) para a capacitação.

“É uma sensação de dever cumprido, trabalhamos com a garantia de direitos e inclusão. Nós, como o poder público, estamos buscando nos aperfeiçoar para que a acessibilidade alcance todos os setores”, afirmou a secretária da Semed, Ana Maria Vizeli.

A coordenadora explicou que o curso é realizado de forma prática, para que, no fim da capacitação, todos saiam sabendo se comunicar com pessoas surdas, para atendimento completo, desde o pedido de socorro, até a alta hospitalar.

Hiandra Trindade
FOTOS: Talita Luana