carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1 de abril de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMED

Semed promove formação de Tecnologia Assistiva para servidores

O evento ocorreu na quinta-feira, 10, no auditório da secretaria

Professores e supervisores das escolas da Rede Municipal de Ensino participaram, quinta-feira (10), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de capacitação específica para alunos com algum tipo de deficiência na comunicação.

Técnicas da Gerência de Educação Especial da Superintendência de Ensino da Semed apresentaram aos participantes novas ferramentas na área de Tecnologia Assistiva, destinadas à ampliação de habilidades de comunicação.

Os profissionais ligados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) foram orientados sobre o uso de tecnologias de baixa, média e alta complexidade, no caso específico, relacionadas à Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), que se destina a pessoas sem fala ou sem escrita funcional, ou defasagem entre a necessidade comunicativa e a habilidade de falar e/ou escrever.

De acordo com as mediadoras da formação, Flávia Stur e Cristiane Lacerda, o intuito foi oferecer aos profissionais da educação ji-paranaense ferramentas para facilitar a comunicação e a inclusão de alunos com necessidades complexas de comunicação nas escolas (ou fora dela) do município.

“A ideia é a de ampliar ainda mais o repertório comunicativo dos nossos alunos deficientes, envolvendo habilidades de expressão e compreensão com o uso de auxílios externos como cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores e até mesmo o computador com uso de software específico”, explicaram as mediadoras.