carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

7 de julho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMED

Semed participa de reunião online com gestoras do Gaepe-RO

Em setembro, 12 municípios formam profissionais em educação

 

O secretário municipal de Educação, Jeferson Barbosa participou, na terça-feira (5), de uma reunião online com a equipe técnica do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política de Educação em Rondônia (Gaepe-RO), para tratar sobre o desenvolvimento do projeto em Ji-Paraná.

O GAEPE é um organismo multi-institucional que tem a participação de órgãos de controle e do sistema de justiça, como o Tribunal de Contas (TCE-RO), os Ministérios Públicos de Contas (MPC-RO) e do Estado (MP-RO), o Tribunal de Justiça (TJ-RO) e a Defensoria Pública (DPE-RO). Ji-Paraná aderiu ao projeto em outubro de 2021.

A reunião com a gestora Shirley Ferrari, responsável pelo Bloco III, composto por 11 municípios e Ji-Paraná, cidade-sede do Bloco, foi para tratar sobre a Educação na segunda maior cidade de Rondônia neste momento de pós-pandemia da Covid-19.

O secretário Jeferson Barbosa fez um resumo das ações da Secretaria Municipal de Educação (Semed) nos últimos meses de sua gestão. Ele ressaltou os investimentos feitos na aquisição de novas tecnologias para as escolas, como as lousas digitais e os Laboratórios Móveis de Ciências (LMC), além da aquisição de notebooks para cada professor da Rede Municipal de Ensino em sala de aula.

“No início, tivemos muitas dificuldades. Fizemos várias reuniões com todos os segmentos da Educação e vimos que nossos gestores e professores estavam meios que perdidos depois da pandemia. Mas criamos ferramentas para auxiliá-los, como o Projeto de Recomposição da Aprendizagem e, hoje, as coisas estão nos trilhos. É gratificante os resultados que estamos tendo e o feedback dos professores e gestores para conosco”, lembrou o secretário.

A coordenado do GAEPE questionou a escolha dos gestores escolares em Ji-Paraná e ficou surpresa ao saber pelo secretário que todos os gestores escolares da Rede Municipal de Ensino são educadores, ou seja, pessoas escolhidas de dentro do próprio quadro de servidores da Semed.

“Quem dera se todos os municípios tivessem essa visão que o senhor [secretário Jeferson Barbosa] teve na hora de selecionar educadores para o cargo de gestores educacionais. Parabéns pela orientação”, destacou Shirley Ferrari.

Na reunião, ficou agendada uma formação para o mês de setembro, entre os dias 14 e 16, para gestores escolares, supervisores, professores e formadores do Projeto Gaepe-RO.

Serão reunidos todos os professores dos 12 municípios do Bloco III, 190 ao todo, em Ji-Paraná, sob a coordenação da superintendente de Ensino da Semed, Alexandra Ortiz, que também é coordenadora municipal do Gaepe-RO e de Alessandra Zetoles, formadora do projeto. Toda a logística da formação será tratada diretamente com Shirley e com a assessora técnica do Gaepe-RO, Isabela Leiva.