O encontro foi no auditório da Apae para debater sobre os direitos e cidadania
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou de uma reunião no auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), realizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) e representantes de organizações governamentais e não governamentais, para tratar de temas que garantam os direitos e promovam cidadania para a classe.
Um dos principais assuntos pontuados durante o encontro foi o projeto “CASA LAR”, apresentado pela Apae, em benefício da pessoa com deficiência em situações de vulnerabilidade social. A partir do primeiro debate, os representantes dos conselhos devem trabalhar para contribuir no projeto.
Participaram também da reunião, membros da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Associação de Deficientes Físicos de Ji-Paraná (Asfijipa).
Ainda, foi pontuada a divulgação do cadastramento das carteiras de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo da Carteira de Identidade (RG), com a identificação, é garantir atenção integral e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, nas áreas da saúde, assistência social e educação.
CMPD visa à importância do atendimento educacional especializado, desde o ensino infantil até a universidade. “É um trabalho contínuo, buscamos atender às demandas da sociedade em reuniões como essas que acontecem uma vez por mês. É nosso dever acompanhar esses processos”, afirmou a presidente da entidade, Andréia Basílio.
—
Hiandra Trindade
FOTOS: Talita Luana