carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

15 de agosto de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMED

Semed organiza dados na internet para dinamizar o trabalho técnico

Planilhas contêm informações até dos espaços físicos de cada escola

Desde agosto de 2021, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) conta com uma ferramenta para atualização dos dados de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. A Organização Técnico Pedagógica (OTP) é composta por documentos e planilhas armazenadas na plataforma Google Drive, com dados atualizados diariamente pelas secretarias escolares.

De acordo com a assessora técnica da Semed, professora Sara Dalva Oliveira Santiago, a OTP foi criada com o objetivo de dinamizar os trabalhos entre as superintendências, gerências e coordenações da secretaria. Com os dados de todas as escolas sempre atualizados e online, as pessoas têm acesso às planilhas e podem acompanhar a situação de cada unidade de ensino.

Nas planilhas constam, entre outros, o número de alunos por série, o quadro geral de professores, os espaços físicos de cada escola, os projetos educacionais desenvolvidos nelas e até um quadro das necessidades de pessoal de cada unidade.

A ideia, segundo Sara, é criar um banco de dados geral das escolas da Rede Municipal de Ensino, que seja confiável e atualizado, para que, em um futuro próximo, possa ser transformado em um aplicativo da própria secretaria.

Para a execução da OTP foram realizadas visitas e reuniões para o alinhamento dos trabalhos em todas as unidades de ensino da Rede, deixando claro os objetivos do projeto bem como a necessidade do compromisso dos gestores de cada escola na hora de inserir os dados com frequência e de forma precisa, visando a qualidade das informações que ficarão disponíveis para o acesso dos técnicos da Semed.