Durante o encontro, foi decidida uma audiência em busca da paz e segurança nas escolas
Nesta segunda-feira (24), a secretária municipal de Educação, Ana Maria Vizeli, e a superintendente de Gestão, Dalila Maitê Sena, se reuniram com a promotora de Justiça, titular da 3ª Promotoria e Ji-Paraná, Conceição Forte Baena, para tratar do projeto de segurança e paz nas escolas, elaborado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
No encontro, se decidiu que o projeto será realizado de forma similar à Seduc, com as adequações necessárias no âmbito da Rede Municipal de Ensino (RME). Foi acordado ainda a realização de uma audiência pública, para dar voz a pais e responsáveis, assim como aos estudantes do município em relação ao projeto.
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Semed, tem intensificado as ações de proteção nas escolas. Mais de 800 mil reais foram investidos na instalação de câmeras de monitoramento, cerca de 80 vigilantes foram contratados para atender mais de 70% das unidades de ensino, além do convênio firmado com a Polícia Militar para atuar diariamente nas proximidades das escolas.
Atualmente, o município conta com 36 unidades escolares e quase oito mil alunos fazem parte da RME. Além de restringir o acesso às escolas, para que os estudantes sejam recebidos e entregues no portão, sendo na Educação Infantil, é obrigatória a apresentação da carteirinha de identificação, como segurança.
Outra medida adotada foi à pontualidade dos pais em relação ao horário de entrada e saída, que contribuirá para a segurança dos estudantes e profissionais. Além disso, os portões das escolas serão fechados 15 minutos após o horário de entrada e saída.
O Ministério Público, na pessoa da promotora Conceição Baena, deverá apoiar o projeto, acompanhando de perto as ações que envolvem as escolas particulares do município, para fomentar políticas públicas a serem implantadas na intervenção e prevenção da violência e também estabelecer a comunicação coletiva não violenta.
—
Hiandra Trindade
FOTOS: Talita Luana