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26 de outubro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMED

Semed começa a distribuir os Cadernos do PAIC às escolas da Rede Municipal

Material faz parte de projeto de recuperação de alunos em fase de alfabetização

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), imprimiu e hoje, quarta-feira (26), iniciou a distribuição do Caderno de Atividades do Aluno às escolas municipais de Ensino Fundamental – Séries Iniciais (1º ao 3º ano). O Caderno do Aluno foi elaborado com base no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO). Ele é destinado a estudantes que ainda não estão alfabetizados.

Os cadernos, segundo a Semed, são a materialização de uma série de ações de iniciativa do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), em cooperação com as redes municipais de ensino, com o objetivo de melhorar os resultados educacionais, com foco na alfabetização. Também faz parte da parceria, o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (GAEPE-RO).

A Escola Moisés Umbelino Gomes, localizada no bairro Jardim Capelasso (2º distrito), foi a primeira a receber os cadernos. O secretário municipal de Educação, Ivanilson Araújo, participou da entrega do material aos alunos.

O projeto do PAIC organizou quatro cadernos, sendo dois para o professor (Caderno de Orientações Didáticas e Caderno de Leitura em Voz Alta) e dois para os alunos (Caderno de Atividades do Aluno e o Caderno de Tarefa de Casa).

A Semed confeccionou o Caderno de Atividades do Aluno, as escolas farão a confecção do Caderno de Tarefa de Casa e os dois cadernos dos professores foram entregues aos professores na forma digital, uma vez que todos têm notebooks fornecidos pela administração municipal.

A Semed confeccionou mais de 700 Cadernos de Atividades do Aluno para distribuir às 10 escolas do grupo de tratamento (as unidades que são acompanhadas pelo TCE), mas aproveitou para imprimir o mesmo material também para todas as escolas com alunos em processo de alfabetização, chamadas pelo projeto do PAIC de escolas do grupo de controle.

“A prioriesse material seria apenas para os alunos do 1º ao 3º ano, mas a Semed vai entregar o mesmo material para todos os alunos da rede que não estão alfabetizados, sejam do 4º, do 5º, do 6º até do 9º ano”, explicou a superintendente de Ensino da Semed, Alexandra Ortiz, responsável pela confecção e distribuição dos Cadernos do PAIC.

Os alunos das escolas municipais que não estão devidamente alfabetizados poderão fazer uso do material do PAIC num processo, segundo Alexandra Ortiz, “intensivão” de recuperação paralela ou dentro do Projeto de Recomposição da Aprendizagem para Ji-Paraná (Prajipa).

“O PAIC é uma das ações mais importantes na educação brasileira e para nós da Educação de Ji-Paraná não é diferente. A alfabetização é a base. A gente só tem a agradecer ao TCE pelas instruções que estão nos passando. Com esses cadernos que estão chegando às mãos dos professores e dos alunos, esperamos que nos traga um esplêndido resultado, já que a alfabetização é uma das nossas 17 metas do nosso Plano Municipal de Educação e precisamos crescer nessa meta”, comentou Ivanilson Araújo.