Servidores comemoram um ano de atuação com seis crianças acolhidas
Para comemorar um ano de atuação do Programa Família Acolhedora, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), realiza o 1º Seminário de Acolhimento Familiar, nos dias 30 e 31 de maio, no auditório Leila Barreiros, no bairro Dom Bosco (1º distrito). A programação contará com a presença do psicólogo do Rio Grande do Norte, João Valério Alves Neto.
Para a coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar, Margarete Porto, a intenção é festejar os resultados obtidos neste período, e reforçar as conquistas com seis acolhimentos realizados. Segundo ela, uma das dificuldades encontradas são os acolhimentos de adolescentes e grupos de irmãos, porém, em nosso município, os dois casos foram realizados com êxito.
O Serviço “Família Acolhedora” tem o objetivo de garantir o direito de meninos e meninas em situações de vulnerabilidade ao convívio familiar saudável. As crianças e adolescentes acolhidos provisoriamente têm idades entre 0 e 18 anos e o trabalho realizado pela avaliação da equipe técnica é na possibilidade de retorno destas crianças e adolescentes às famílias de origem.
As inscrições para o 1º Seminário de Acolhimento Familiar são gratuitas e serão realizadas online, disponibilizadas duas semanas antes do evento. A programação inicia em 30 de maio, das 19h30 às 21h30, e no dia 31, das 8h às 13h30. A ação é promovida em parceria com o Ministério Público de Rondônia (MPRO), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar.
—
Gabriela Suematsu
FOTOS: Maria Elis