carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

5 de abril de 2023

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMASF

Semasf promove curso do CapacitaSuas sobre “Comunicação Não Violenta”

O treinamento é uma extensão do Projeto Cuidando de Quem Cuida

 

São 40 servidores da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), que participaram do curso do CapacitaSuas “Diálogos Transformadores – Comunicação Não Violenta” com a professora de linguística Karin Zerwes Kansog, nesta quarta-feira (5), no auditório da Semasf. A atividade é uma extensão do projeto Cuidando de Quem Cuida, desenvolvido pela pasta com servidores municipais.

A capacitação ocorre com duas turmas de 20 pessoas, nos períodos matutino e vespertino. Os treinamentos ocorrem todas as quartas-feiras de abril, nos dias 5, 12, 19, 26, e, em maio, no dia 10, ocorrerá o encerramento da capacitação. Supervisores, coordenadores de programas e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), entrevistadores do Cadastro Único (CadÚnico), e demais técnicos do Programa Criança Feliz, serão treinados.  Ao todo, o curso ocorrerá presencialmente durante cinco encontros.

Segundo a gerente de Desenvolvimento Pessoal e coordenadora do Criança Feliz, Leila Fonseca, o objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento profissional e humano dos colaboradores da pasta. Ela ressaltou que a ampliação nas pessoas da capacidade de diálogo, é fundamental para seguir um caminho mais humano para mediação de conflitos e facilitação.

A Comunicação Não Violenta (CNV) é representada por habilidades verbais, como escrita ou falada, e não verbal, gestos, expressões faciais, corporais e outras, que incentivam a empatia para fortalecer os relacionamentos com os indivíduos. A CNV habilita para ações de interações mais eficazes e produtivas no cotidiano com as famílias assistidas nas unidades dos Cras e demais da Semasf.

O CapacitaSuas faz parte da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que contempla ações de formação, para potencializar e permitir visibilidade para novas práticas profissionais para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Gabriela Suematsu
FOTOS: Marcelo Morais