carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

11 de maio de 2023

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMASF

Semasf participa de encontro estadual promovido pelo Movimento das Mães Atípicas

Encontro terá palestras, serviços assistenciais oferecidos ao público e moção de aplausos  

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) participa da 1ª Semana Estadual de Mães Atípicas, que ocorre na segunda-feira (15), na quadra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e na terça-feira (16), na Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP).

O evento é organizado pelo Movimento de Mães Atípicas com o objetivo de chamar atenção da sociedade ji-paranaense para as necessidades das mulheres que possuem filhos com alguma deficiência ou condição especial. O Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Jardim dos Migrantes será a unidade responsável pela ação no dia 15 de maio.

A parceria com a Semasf será realizada na oferta de atividades pela equipe técnica do Serviço de Proteção e Atendimento Integral da Família (Paif), atualização e inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), espaço da beleza para as mães, assessoria jurídica para garantia de direitos, entre outros serviços.

Para a secretária da Semasf, Mirian Madalon, é um evento importante para incentivar e debater ações de políticas públicas para proteger e conceder direitos às essas mães atípicas. Ela reforçou que é prevista por lei a capacitação dos servidores públicos, especialmente, nas áreas de assistência social, saúde e educação para o acolhimento dessas pessoas e seus cuidadores.

Rondônia é o primeiro estado a estabelecer uma lei específica (n°4.615/2019) de autoria do deputado estadual Cirone Deiró (União), que firma a “Semana das Mães Atípicas” na terceira semana de maio. Será o primeiro encontro realizado desde a criação da lei que busca a promoção de ofertas de atendimentos voltados para as famílias.

Para a integrante do Movimento de Mães Atípicas de Ji-Paraná, Nagila Bandeira, muitas conquistas foram realizadas por iniciativas das mães de Porto Velho, seguindo na luta pelos direitos dos filhos e de condições melhores. Ela informou que, no município, o grupo já está organizado há três anos e o movimento continua na busca de melhorias de acesso aos direitos.

No dia 16 de maio, mais de 20 mães atípicas irão receber uma moção de aplauso da CMJP, por contribuir para a conscientização e compreensão da maternidade atípica no município. O presidente da CMJP, Welinton Fonseca (MDB), vai homenagear as mulheres que estão valorizando a maternidade atípica de muitas mães, inclusive elas, em razão das necessidades prioritárias de filhos com deficiências.

Gabriela Suematsu
FOTOS: Talita Luana