Cerca de 30 estudantes da 7ª série, período matutino, participam da ação
Iniciou, na quarta-feira (26), o Projeto Papo do Bem com estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Lourenço Pereira de Lima (2º distrito), com o foco na prevenção da gravidez e violações sexuais na adolescência. Ele é mais uma ação da Prefeitura de Ji-Paraná, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), e atendida pela unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Roda Moinho.
O projeto foi lançado na escola pela equipe técnica da Semasf, na segunda quinzena de fevereiro de 2023, e apresentado aos pais e responsáveis. O objetivo foi detalhar a dinâmica que será trabalhada com os adolescentes. É uma ação piloto para desenvolver comportamentos autônomos e atos responsáveis, com o direcionamento de uma perspectiva para o futuro do público do bairro Capelasso.
A gerente da Vigilância Socioassistencial, Débora Pellenz, afirmou que a premissa de ofertas e atendimentos eficientes são para promover o acesso e a garantia aos direitos dos indivíduos. Ela informou que, nesse sentido, os profissionais dos Cras são extremamente importantes, por conhecerem a realidade dos territórios referenciados.
O projeto será desenvolvido em parceria com os profissionais das secretarias municipais de Saúde (Semusa) e Educação (Semed), para atender, a cada quinze dias, estudantes com atividades didáticas e temas relevantes, com linguagem apropriada ao grupo. Segundo dados levantados pelo setor da Vigilância, 70% das gestações em adolescentes não são planejadas e, em 61% dos casos, são reincidentes.
Papo do Bem vai abordar temas sobre “Puberdade e suas mudanças corporais e emocionais, A influência da mídia na sexualidade do adolescente, Abuso e exploração sexual: o silêncio que viola os direitos da criança e do adolescente, O impacto emocional, físico e social de uma gravidez não planejada, Relato de vivência, Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): quais os sintomas e prevenção e O adolescente e sua perspectiva de futuro”.
—
Gabriela Suematsu
FOTOS: Maria Elis