Atividades são da Campanha Fevereiro Rosa que faz parte do Calendário Colorido
Responsável pelas ações da Campanha Fevereiro Rosa, mês de conscientização e prevenção da gravidez na adolescência, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morar Melhor encerrou as atividades, nesta terça-feira (28), no Cras Jardim dos Migrantes (1º distrito). O público assistido da unidade recebeu informações sobre os riscos e sintomas de uma gestação.
A ação é promovida pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por intermédio do Núcleo de Assistência Social e Família (NASF) do Jardim dos Migrantes. O objetivo é informar as famílias em condições de vulnerabilidade social.
Para o psicólogo do Cras Morar Melhor, Rafael Lúcio da Silva, a campanha é necessária para continuar combatendo e conscientizando as famílias que uma gravidez na adolescência pode causar várias consequências aos responsáveis. Ele salientou que o índice é alto na evasão escolar, pobreza, baixa qualificação dessa adolescente e de se sustentar de um subemprego.
A assistente social do NASF, Solange Boaventura, reforçou que mesmo recebendo informações, meninas e meninos também correm o risco de contrair infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Ela informou que nesse período, algumas mudanças corporais e emocionais ocorrem e é preciso que os adolescentes sejam orientados para a prevenção.
—
Gabriela Suematsu
FOTOS: Maria Elis