Evento ocorre nos dias 30 e 31 de maio no auditório Leila Barreiros, no 1º distrito
Interessados em participar do 1º Seminário de Acolhimento Familiar, nos dias 30 e 31 de maio, no auditório Leila Barreiros (1º distrito), podem acessar o link para inscrição no site da Prefeitura de Ji-Paraná ou pelo instagram da Família Acolhedora (@famíliaacolhedorajipa). O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) para comemorar um ano de atuação do Serviço de Acolhimento Familiar no município.
De acordo com o diretor da Proteção Social Especial (PSE), Gilson Lopes Soares, o serviço desempenha atendimento acima da média nacional de 6%, chegando a 50% dos acolhimentos e, em dois casos considerados com baixo índice de recepção, como o de acolhimento de adolescentes e grupo de irmãos. Segundo ele, o objetivo é garantir o direito ao convívio familiar saudável de meninos e meninas em situações de vulnerabilidade.
O evento será realizado em parceria com o Ministério Público de Rondônia (MPRO), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar. As inscrições para o 1º Seminário de Acolhimento Familiar são gratuitas e serão realizadas online.
No dia 30, a programação, das 19h30 às 21h30, iniciará com a abertura do seminário, apresentação musical e depoimentos de membros das famílias acolhedoras relatando experiências vivenciadas. O encerramento do primeiro dia será com o palestrante e psicólogo João Valério Alves Neto, do Rio Grande do Norte.
No sábado (31), as atividades começam, a partir das 8h, com apresentação de crianças e adolescentes do Projeto Orquestra em Ação, seguida da palestra “Acolhimento Familiar com vistas à Proteção Integral de Crianças e Adolescentes – cenas da implementação e fortalecimento do SGDCA”, com o psicólogo João Valério. O encerramento acontece com a apresentação de experiências sobre a implantação da Família Acolhedora.
—
Gabriela Suematsu
FOTOS: Talita Luana /Acervo CCS