O objetivo é conscientizar os adolescentes e expandir a ação para outros bairros
Papo do Bem é um projeto piloto que será desenvolvido com crianças e adolescentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Lourenço Pereira de Lima (2º distrito), com o objetivo de atuar na prevenção da gravidez e das violações sexuais na adolescência. A ação será realizada pela Prefeitura de Ji-Paraná, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).
A secretária da Semasf, Ana Maria Santos Vizeli, agradeceu a parceria com a direção escolar e reforçou a necessidade de debater o tema, no qual foi identificado um alto índice de casos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Roda Moinho, e confirmado pelo setor da Vigilância Socioassistencial. Ela afirmou que o projeto será desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Educação e Saúde.
A gerente da Vigilância Socioassistencial, Débora Pellenz, informou que 70% das gestações não são planejadas e em 61% dos casos são reincidentes. Segundo ela, muitas crianças e adolescentes sofrem abusos sexuais por pessoas da própria família e próximas ao seu ambiente familiar.
O projeto vai abordar temas sobre “Puberdade e suas mudanças corporais e emocionais, A influência da mídia na sexualidade do adolescente, Abuso e exploração sexual: o silêncio que viola os direitos da criança e do adolescente, O impacto emocional, físico e social de uma gravidez não planejada, Relato de vivência, Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): quais os sintomas e prevenção e O adolescente e sua perspectiva de futuro”.
—
Gabriela Suematsu
FOTOS: Gabriela Suematsu