carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

7 de novembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMED

Semana da Educação acontece e mantém praticamente toda a programação

Algumas atividades sofreram alterações nas datas, horários e locais de realização

A programação da Semana da Educação e do 9º Seminário de Educação Inclusiva – “As múltiplas faces da Educação: desafios do século XXI”, prevista para os dias 3 e 4 de novembro foi parcialmente mantida e as principais atividades propostas aconteceram com alterações de datas, horários e locais. As mudanças em dois eventos foram necessárias devido ao falecimento de uma servidora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que fazia parte da organização.

A palestra sobre Saúde Mental na Educação, com a psicóloga Josilaine Brizidio, vice coordenadora do Serviço de Atendimento Educacional Especializado da Universidade Federal de Rondônia (Unir/Campus de Ji-Paraná), prevista para a noite da quinta-feira (3), na 1ª Igreja Batista em Ji-Paraná, foi transferida para a tarde da sexta-feira (4), no Instituto Federal de Rondônia (Ifro/Ji-Paraná).

As oficinas, minicursos e mesas redondas se mantiveram praticamente inalteradas, com o cancelamento, segundo a superintendente de Ensino da Semed e presidente da Comissão Organizadora, Alexandra Ortiz, de apenas alguns eventos, que estavam programados para o período da manhã de sexta-feira.

Os quatro minicursos sobre lousas digitais, ministrados pelos próprios professores da Rede Municipal de Ensino (RME), dois minicursos sobre os Laboratórios Móveis de Ciências, realizados em parceria com o Ifro, e o minicurso para professores de educação física sobre “Jogos, brincadeira e circuitos psicomotores”, aconteceram de acordo com a programação, na Escola Municipal Ruth Rocha.

A Mesa Redonda sobre “Estratégias e metodologias de ensino para auxiliar o estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, no auditório da Semed, também foi mantido e teve participação de professores de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), cuidadores, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da Apae/Ji-Paraná.

Ainda de acordo com a organização, todos os eventos realizados, na sexta-feira, fizeram parte das ações iniciadas nas escolas municipais desde segunda-feira, dia 31 de outubro, culminando na apresentação de mais de 40 trabalhos científicos pelos professores da RME, sendo metade deles de professores da educação infantil.

Mais de 160 profissionais, entre diretores, vice-diretores, secretários, orientadores e supervisores escolares participaram da palestra da professora mestra Wania Boer, de São Paulo (SP), sobre “Gestão e liderança: resolução de problemas e redução de danos”, realizado pela Superintendência de Gestão Escolar da Semed em parceria com a Faculdade Unina, no auditório Leila Barretos (Escola Estadual José Francisco), na segunda-feira (31). Este evento, entre outros, já fez parte da Semana da Educação.

“A Semana da Educação faz parte do Calendário Escolar da Semed porque todo profissional precisa ter novas qualificações, novas competências e habilidades. Todo profissional precisa estar sempre se qualificando. Isso já é da Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). São nesses encontros que o profissional da Educação entra em contato com as novidades dentro da sua área de atuação. Daí a importância, a relevância desse evento. É isso que garante a qualidade do ensino de Ji-Paraná”, admitiu o secretário municipal de Educação, Ivanilson Araújo.

 —

FOTOS: Arquivo Semed