carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

8 de julho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMAGRI

Semagri faz entrega de 700 toneladas de calcário para produtores rurais

O transporte gratuito incentiva a produção do setor agrícola

Em torno de 700 toneladas de calcário já foram entregues para produtores rurais pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri). As ações são em parceria com Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RO) e Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Seagri).

O calcário é fundamental para recuperação de áreas degradadas, para corrigir a acidez do solo, fornecendo nutrientes, cálcio e magnésio para as plantações. Os trabalhos realizados pela administração pública são para fortalecer a agricultura familiar com acesso a máquinas, insumos e distribuição de mudas.

Segundo o secretário da Semagri, Jessé Mendonça, a recomendação do Prefeito Isaú Fonseca é atender a demanda dos produtores rurais. “A Semagri disponibiliza o transporte de calcário, gratuitamente, para as áreas rurais de acordo com as solicitações encaminhadas à secretaria”.

Cerca de 100 produtores rurais são beneficiados em Ji-Paraná, nas Linhas 200, distritos de Nova Colina e Londrina. No primeiro semestre de 2022, foram entregues vários kits de implementos agrícolas a 14 associações rurais. Além do transporte gratuito de calcário, mudas de café clonal e patrolamento de estradas rurais estão sendo realizadas pela prefeitura.

Jessé Mendonça reforçou que os produtores interessados devem entrar em contato com a Semagri e solicitar o transporte do calcário até a propriedade rural. Ele lembrou que após a compra e o pagamento do minério, o solicitante encaminha os comprovantes para liberação e condução do material pela secretaria.