carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

10 de maio de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMAGRI

Semagri entrega 15 mil mudas de café a povos indígenas

Cerca de 150 mil mudas já foram distribuídas na região de Ji-Paraná

Mais de 15 mil mudas de café clonal foram entregues a povos indígenas, na semana passada, pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri).

As mudas de café clonal fazem parte do incentivo do Governo de Rondônia, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RO), para aumentar a produção estadual.

Segundo o secretário da Semagri, Jessé Mendonça, o cronograma de entrega é realizado pela Emater que faz o atendimento técnico “in loco”. “Aproximadamente, 150 mil mudas de café clonal foram entregues para produtores rurais e também na Terra Indígena Igarapé Lourdes. Nosso objetivo é aumentar a lavoura cafeeira de Ji-Paraná e região”, ressaltou.

O interesse dos povos indígenas na produção de café aumentou após muitos parentes conseguirem produzir cafés de qualidade e ganhar prêmios no Concurso de Qualidade e Produtividade do Café de Rondônia (Concafé). Ao todo, mais de 50 mil mudas já foram entregues às etnias Arara e Gavião.

A Emater trabalha na assistência para preparo do solo, cultivo, manejo, adubação, poda e combate às pragas, e auxilia na introdução dos produtos no mercado de trabalho. O café clonal é uma muda matriz alterada geneticamente. Ele oferece resistência e alta produtividade em qualquer época do ano, exigindo também mais cuidado na adubação e poda.

Rondônia é o quinto maior produtor de café no Brasil e o maior da região Norte, segundo dados da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri). Atualmente, o café rondoniense é exportado para países como Colômbia, Coreia do Sul e Espanha.

O estado tem uma plantação de mais de 65 mil hectares de café, com produção de 2,4 mil toneladas anuais. São mais de 20 mil famílias que trabalham com a cafeicultura e muitas já foram premiadas nos concursos promovidos pelo governo estadual.