carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

3 de março de 2023

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMAGRI

Semagri, Emater e Seagri formalizam regularização da Coopleagri

Selo de Inspeção Municipal foi entregue à agroindústria de leite

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Emater-RO, realizou reunião técnica na sede da Coopleagri, na Linha 207, para tratar do início da operação da agroindústria de leite.

No encontro, foram ajustados os procedimentos que deverão ser adotados para a regularização da agroindústria, focando em questões legais e orientação sobre planejamento da produção e comercialização.

Na ocasião, estavam presentes o secretário de Semagri, Adam Alcântara, o gerente regional da Emater-RO, Raphael Cidade, a gerente local da Emater-RO, Eliene Novais, o coordenador das agroindústrias da Seagri, Paulo Arruda, e o fiscal de Sistema de Inspeção Municipal, Luiz Ricardo Fortes.

A Coopleagri foi instalada, em Rondônia, em 2000, como a agroindústria de poupa de frutas ativa desde 2017, e de leite, que entrou em funcionamento em 2018. Anteriormente, a cooperativa comprava leite de produtores e revendia para um laticínio. A partir de agora, ela passará a produzir o produto.

A agroindústria foi beneficiada com 12 equipamentos de processamentos, repassados pela Prefeitura de Ji-Paraná para fomentar o setor. A cooperativa recebeu duas bombas centrífugas, tanque de equilíbrio, empacotadeira automática, iogurteira, pasteurizador de placas, câmara fria, caminhão baú refrigerado, dois tanques de expansão, caldeira e grupo gerador.

A cooperativa atua, em nível estadual, com parceiros em diversos setores de Ji-Paraná e outros municípios. A agroindústria de polpa de frutas já faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), via Conab, e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Após a entrega do Selo de Inspeção Municipal [SIM], eles estão aptos a começarem a produção. Os esforços tanto do estado como da prefeitura são para que a agroindústria de leite atenda também aos programas sociais tais como PNAE e PAA e fomente a economia de Ji-Paraná e de Rondônia”, afirmou Adam Alcântara.

Nos dias 10 e 11 de abril, a Emater-RO, em parceria com a Semagri, deve realizar uma capacitação com os produtores cooperados. A palestra servirá para informar os colaboradores sobre como operar corretamente os equipamentos repassados pela Prefeitura de Ji-Paraná.

Hiandra Trindade
FOTOS: Acervo Semagri