carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

4 de março de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMAD

Semad promove treinamento do programa eSocial

Plataforma unifica a comunicação entre empregadores e administração pública

 

Servidores da área de recursos humanos da Prefeitura de Ji-Paraná receberam, na sexta-feira (4), no auditório da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), o treinamento para implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) do governo federal. O treinamento foi voltado aos profissionais da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

O eSocial é uma plataforma que unifica a comunicação entre empregadores e administração pública, em termos do envio de informações relativas aos colaboradores. O objetivo do sistema é simplificar e facilitar o processo feito pelos empregadores para o envio dos dados trabalhistas, previdenciários e fiscais.

“É muito importante saber exatamente o que é o eSocial, como ele funciona e quais as suas vantagens”, afirmou o secretário municipal de Administração, Jônatas França. Ele afirmou que a previsão para implantação do sistema é para abril de 2022. “Estamos repassando informações e esclarecendo as dúvidas iniciais”, admitiu.

Em vigor desde 2018, o eSocial tem por objetivo desenvolver um sistema de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, armazenando-as em um Ambiente Nacional Virtual, a fim de possibilitar aos órgãos públicos a utilização de tais informações para fins trabalhistas, previdenciários, fiscais e para a apuração de tributos e da contribuição para o FGTS.